sábado, 18 de janeiro de 2014

Storge, Mania e Ágape

 De que serve dizer Eu te amo? Antes de iniciar mais um texto pautado e batido sobre o amor, gostaria de refletir sobre o que é o amor. Segundo um site de pesquisa... " O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação."
 Mas afinal, por que muitos vivem em busca do amor? Viver em busca da "alma gêmea", do "par perfeito" é algo que muitos tem como objetivo de vida. Outros, depois de tantas decepções, deixam o barco navegar. A vida seria esse barco e o caminho ao "achamento" do par romântico seria o mar. Um mar impiedoso e agitado, diga-se de passagem. 
 Vivemos como gato e rato. Amando quem não nos ama. Fantasiando uma relação que não existe. Na caçada pela relação perfeita. Na descoberta de novos sabores e gastando lágrimas. Sim! Verdadeiros rios de lágrimas.  
 Muitos querem aquele amor de novela, mas quais estão dispostos a melhorarem e fazerem de tudo pelo "amorzão"? Quem sabe que o respeito, confiança e paciência são bons aliados aos relacionamentos? Minha teoria parece fácil, mas a prática é totalmente diferente. É ruim e enfadonho chegar em casa naquela terça-feira a noite, depois de um trânsito caótico e ainda ter que esquentar a caixola porque não teve tempo de ligar depois do almoço para o dito cujo e ele ficou completamente chateado. Não é fácil manter a paciência diante dessa situação. Sabemos disso.
 Vivemos, respiramos e precisamos amar e sermos amados. Virei uma romântica assumida e de carteirinha. Mas não sei o que seria da vida sem o amor. O que seria das mães sem o amor de seus filhos? Dos filhos sem o amor de suas mães? Do ídolo sem o amor de seus fãs? Do jogador de futebol sem o amor pela sua profissão? Dos protetores de animais abandonados? Dos voluntários? E o que seria de nós sem esse sentimento fundamental para o corpo e a alma?
Antes de amarem, amem-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário